– Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta terça-feira (01/04), sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A solenidade acontece a partir das 17h, no Plenário 13 de Maio, e atende a solicitações dos deputados Romeu Aldigueri (PSB), Sargento Reginauro (União), Juliana Lucena (PT), Luana Régia (Cidadania), Firmo Camurça (União), Marta Gonçalves (PSB) e Almir Bié (Progressistas), subscrito pelos deputados Felipe Mota (União), Carmelo Neto (PL) e Queiroz Filho (PDT).
Para o presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri, a Assembleia Legislativa desempenha um papel essencial na compreensão do que é e como acolher a pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). “A Assembleia Legislativa, como indutora dos debates modernos justos e capazes de provocar mudanças positivas na sociedade cearense, precisa discutir amplamente todo o universo que compreende as pessoas com autismo, assim como ouvir as instituições que estudam e convivem com suas características”, ressaltou.
Aldigueri também destaca as lutas enfrentadas pelas famílias. “Todos e todas as pacientes com autismo partilham de dificuldades diversas com intensidades distintas, o que resulta em manifestações muito particulares. São muitas as fronteiras com que pais, professores e as próprias pessoas com autismo se deparam ao longo da vida. Uma dessas fronteiras, certamente, não pode ser a falta do Estado, que aqui se movimenta para dar apoio, a partir desse requerimento”, defende o parlamentar.
A deputada Luana Régia, por sua vez, afirma que o propósito da solenidade é destacar a relevância do dia 2 de abril e chamar a atenção da sociedade para as especificidades das pessoas com TEA. “O intuito é fomentar a empatia, aceitação e inclusão, além de reconhecer as importantes contribuições que essas pessoas oferecem à sociedade. A sessão solene, portanto, pretende não apenas reforçar a importância dessa data, mas também impulsionar debates sobre políticas públicas, ações educacionais e iniciativas voltadas à inclusão e à melhoria das condições de vida dessas pessoas”, disse.
“Essa homenagem também visa promover informação e conscientização acerca do autismo, desconstruindo conceitos errôneos e enfrentando preconceitos associados ao transtorno”, justificou a deputada Luana Régia. Durante o evento, serão homenageadas organizações, profissionais e familiares que oferecem suporte e acolhimento às pessoas com TEA.
SERVIÇO
Sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Data: Terça-feira, 1º de abril de 2025
Horário: 17 horas
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres