Um dos passos para garantir um atendimento humanizado, especialmente em instituições de saúde, é compreender as especificidades de cada público. Considerando essa necessidade, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realizou, na última terça-feira (11), aulas voltadas ao atendimento de pessoas idosas e com deficiência no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Participaram alunos da pós em Residência em Serviço Social do HGF.
A iniciativa aconteceu por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (COEPI), e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (COEPD) da Sedih. Durante o momento, os coordenadores Vyna Leite da COEPI e Lucas Maia da COEPD apresentaram o trabalho da Sedih, especialmente com a pessoa idosa e a pessoa com deficiência, bem como sobre a importância do atendimento qualificado para o acolhimento efetivo desses públicos.
“Ações como essa são fundamentais para garantir que as pessoas idosas recebam o acolhimento adequado, respeitando suas necessidades e promovendo a dignidade, sobretudo no contexto delicado de quem busca ajuda médica”, ressalta Vyna Leite, coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas.
O coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Lucas Maia, reforça o compromisso da Sedih com a construção de um Ceará mais humano. “Oferecer um atendimento qualificado às pessoas com deficiência é uma ação que reflete nossa responsabilidade com a igualdade de direitos e a promoção da autonomia, fundamentais para inclusão e justiça social”, complementa Lucas.
A Sedih atua na promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas e com deficiência através das articulações das coordenadorias especializadas nas temáticas. Ações como essa visam melhorar a qualidade do atendimento, garantindo inclusão, autonomia e uma melhor experiência para essa população.
- Saiba mais: Dezoito mil famílias cearenses são inseridas no Ceará Sem Fome
- Saiba mais: Mais de 4 mil estudantes da rede estadual de ensino são beneficiados com tablets em Solonópole e região
O post Atenção à pessoa idosa e à pessoa com deficiência ganha destaque em formação de profissionais da Residência em Serviço Social do HGF apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.