CIÊNCIA AVANÇA: Câncer de cólon pode ser revertido sem destruir células, dizem cientistas da Coreia do Sul!
Pesquisadores do Instituto KAIST (Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul) desenvolveram uma técnica inovadora que pode mudar o rumo do tratamento do câncer de cólon — aquele que afeta o intestino grosso.
Criada por doutorandos em engenharia biológica e cerebral, a abordagem consegue reverter células cancerosas para um estado semelhante ao de células normais, sem precisar destruí-las.
➡️ Isso significa menos efeitos colaterais e um tratamento muito mais seguro.
A descoberta foi possível graças a uma simulação digital da rede genética envolvida na diferenciação das células saudáveis.
A partir dessa simulação, os cientistas identificaram moléculas-chave que, quando aplicadas nas células tumorais, fizeram com que voltassem a agir como células normais.
Os resultados já foram confirmados em testes laboratoriais, em nível molecular, celular e também em animais — e abrem caminho para terapias reversíveis contra o câncer, com potencial de aplicação em outros tipos de tumores.
Segundo os pesquisadores, essa descoberta pode representar uma nova geração de tratamentos oncológicos, muito mais eficazes e menos agressivos.
Por Araguaçu Notícias