Foto: X
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, inaugurou nesta terça-feira (1º) um novo centro de detenção temporário que está sendo chamado informalmente de “Alcatraz dos Jacarés”. Localizada no sul da Flórida, a instalação tem capacidade para abrigar até 5 mil imigrantes ilegais que cometeram crimes, segundo a Casa Branca. O nome faz referência à famosa prisão de segurança máxima de Alcatraz, mas com um toque local: a nova unidade fica no meio de um pântano com mais de 200 mil jacarés, o que, segundo Trump, ajuda na segurança do local.
O “Alcatraz dos Jacarés” foi construído no antigo aeroporto de treinamento Dade-Collier, a cerca de 70 quilômetros de Miami, em uma área isolada dos Everglades. A região pantanosa foi considerada ideal pelas autoridades da Flórida para dificultar fugas de imigrantes ilegais, já que os jacarés funcionariam como uma espécie de guarda natural. Trump ironizou: “Você tem muitos jacarés que funcionam como guardas, nem precisa pagar”.
A instalação conta com dezenas de tendas e contêineres, equipados com ar-condicionado, sistema de esgoto, energia e água potável. Tudo foi erguido em apenas oito dias. A ideia é manter os imigrantes ilegais por pouco tempo, apenas o suficiente para que passem por uma audiência acelerada com juízes de imigração, com o objetivo de agilizar as deportações.