SUV compacto é um dos poucos carros esportivos em sua faixa de preço, de R$ 157.990. Motor de 185 cv de potência é o mesmo do irmão Fastback e supera o desempenho do SUV da Volkswagen em mais de 35 cv. Fiat Pulse Abarth 2026
divulgação/Fiat
Poucas semanas após apresentar a versão atualizada do Pulse, com teto solar panorâmico, a Fiat lança agora a versão esportiva de seu SUV compacto: o Pulse Abarth.
O carro está exposto no estande da marca durante o Festival Interlagos, que ocorre no autódromo de São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho. No evento, o público poderá pilotar, assistir a competições, conferir lançamentos de grandes marcas e visitar exposições.
O novo modelo chega ao Brasil por R$ 157.990, e poucas alterações diferenciam o Pulse Abarth 2024 da versão 2026.
No exterior, dois elementos chamam a atenção:
A linha vermelha que antes atravessava todo o para-choque agora está restrita às entradas de ar laterais, além de presente em pequenos apliques dentro da grade de entrada de ar;
O tradicional escorpião da marca dá lugar à inscrição “Abarth”.
Além dessas alterações, os faróis de neblina ganharam mais destaque, e as rodas passaram de 17 para 18 polegadas, mantendo o acabamento preto da geração anterior.
Fiat Pulse Abarth 2026
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O modelo segue equipado com o motor 1.3 T270 Turbo Flex, também utilizado em outros veículos da Stellantis, como Jeep Renegade, Compass, Commander, além da Fiat Toro, Fastback Abarth.
A potência é de 185 cv, e o torque alcança 27,53 kgfm. O conjunto está acoplado a um câmbio automático de seis marchas. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 215 km/h.
O Volkswagen Nivus GTS, principal concorrente nesse segmento de SUVs esportivos, entrega 150 cv com seu motor 1.4 TSI turbo. (veja comparativo abaixo)
No interior, o novo Pulse Abarth oferece os seguintes itens de série:
Painel digital de sete polegadas;
Central multimídia de 10,1 polegadas com GPS integrado;
Espelhamento de celular via Android Auto e Apple Carplay sem fios;
Monitoramento de pressão dos pneus;
Quatro airbags;
Frenagem autônoma de emergência;
Alerta de permanência em faixa;
Farol alto automático;
Direção elétrica;
Chave presencial;
Banco do motorista com ajustes elétricos;
Piloto automático;
Retrovisor interno eletrocrômico;
Teto solar panorâmico;
Carregador de celular por indução.
Fiat Pulse Abarth 2026 por dentro
Como anda o novo Pulse Abarth
O g1 testou o novo Pulse Abarth em um ambiente onde os esportivos tendem a se destacar: a pista do Autódromo de Interlagos.
Um dos diferenciais em relação à versão “convencional” do SUV é a substituição do botão de modo esportivo por um chamado “Poison”. Ao ser ativado, o carro ganha mais potência e fluxo de ar, além de intensificar o ronco do escapamento duplo.
Fez diferença. Com um modo de condução mais arisco, o Pulse Abarth passou a responder melhor nas curvas e reduziu o tempo de reação do acelerador. Apesar de automático, o câmbio também passou a subir o giro e manter o carro por mais tempo em cada marcha.
Assim, a força do motor T270 se mostrou nas retomadas mais puxadas, especialmente após a curva fechada do Bico de Pato. O vigor extra também apareceu nas acelerações no S do Senna.
A suspensão mais rígida nesta versão, aliada aos freios recalibrados para respostas mais rápidas, contribuiu para a pegada esportiva. Mas a presença de freios a tambor nas rodas traseiras limitou um pouco o desempenho nas frenagens mais exigentes.
E fez falta. Especialmente em um autódromo, onde as velocidades podem ultrapassar os 190 km/h na subida e na reta dos boxes. O trajeto demanda fortes desacelerações, como ao se aproximar do S do Senna.
Com o modo “Poison” desligado, a diferença é evidente: o motor perde agressividade e o SUV passa a ao uso urbano. E tudo bem, afinal, ruas do dia a dia não são (nem devem ser) um autódromo.
Uma coisa é certa: em todos os aspectos, o Pulse Abarth se mostrou mais esportivo que o Nivus GTS. O SUV da Fiat foi mais rápido, mais potente e mais responsivo. As reações foram mais ágeis ao acelerador e a suspensão está mais bem ajustada.
O Nivus supera o Pulse Abarth em apenas um aspecto: ele tem freios a disco nas quatro rodas.
Stellantis investe R$ 30 bilhões no Brasil
O lançamento do Pulse Abarth faz parte de um aporte de R$ 30 bilhões anunciado em março do ano passado pela Stellantis, grupo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM.
Este valor é voltado para suas fábricas no Brasil entre 2025 e 2030, o maior valor já investido na indústria automobilística brasileira.
Com o investimento, serão lançados, pelo menos, 40 novos produtos, além do desenvolvimento de tecnologias de descarbonização dos veículos produzidos pela companhia.
Já está definido, porém, qual será o principal destino dos valores: o desenvolvimento de tecnologia bio-hybrid — modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol.
Segundo Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, a empresa mira sobretudo clientes brasileiros de classe média, seu principal público consumidor, buscando oferecer uma “mobilidade segura, limpa e acessível”.
Ele explica que os carros 100% elétricos ainda não são o coração dos investimentos da empresa no país, uma vez que a tecnologia ainda é muito custosa para a maior parte do público.
“Qual é a tecnologia mais limpa que podemos colocar no mercado por um valor que a classe média possa pagar?”, comenta Tavares, explicando a escolha pelos carros híbridos movidos a etanol como o foco da atuação.
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