Numa realização do TJA em parceria com o Grupo Espírita Casa da Sopa, a coletiva reúne trabalhos de Antonello Veneri, Ed Rocha, Hannah Rodrigues, Mestre Júlio Santos e Raisa Christina
O Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a partir do dia 4 de abril (sexta-feira), das 17h às 20h, na Galeria Ramos Cotoco (CENA TJA), a exposição “In Visibilidades: Poética de estar juntos”. A mostra, gratuita, segue com visitação até 28 de abril, sempre de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h.
Sobre a exposição
“In Visibilidades: Poética de estar juntos” reúne obras pertencentes ao acervo do Grupo Espírita Casa da Sopa. São expressões artísticas de Antonello Veneri, Ed Rocha, Hannah Rodrigues, Mestre Júlio Santos e Raisa Christina que nos revelam em imagens a face das pessoas em situação de rua, o desalento, bem como a força, os sonhos e a superação de sua condição de exclusão social. A coletiva propõe um cenário que deve ser um permanente convite à reflexão sobre o modelo de sociedade em que vivemos.
Nas obras, os personagens nos olham e dialogam conosco sobre as certezas e as incertezas do caminhar da experiência humana. Elas sensibilizam a visão sobre as pessoas em situação de rua para que possam construir os caminhos da inclusão e da superação. A mostra é resultado da articulação comunitária realizada pelo ponto focal de Cidadania Cultural do TJA, a Casa da Sopa e outras organizações da sociedade civil que mantêm o compromisso com as questões humanitárias e os direitos da população em situação de rua.
O Instituto Dragão do Mar (IDM) compreende a Cidadania Cultural como um vetor fundamental que incentiva o acesso, o vínculo e o pertencimento aos espaços culturais, assim como a conexão, confiança e parceria que se constrói de pessoa para pessoa no cotidiano dos territórios vizinhos aos equipamentos culturais.
O IDM defende a necessidade de construir uma política pública cultural descentralizada, acessível, diversa e participativa. É preciso compreender que a vivência cultural não se limita à realização de eventos ou processos formativos. Ela também envolve escutar as pessoas, reconhecê-las em suas particularidades e valorizá-las em suas potencialidades.
Serviço
“In Visibilidades: Poética de estar juntos”
Abertura: dia 4 de abril, das 17h às 20h
Local: Galeria Ramos Cotoco/ CENA TJA (Rua 24 de Maio, 600, Centro)
Visitação: até 28 de abril
Horários: de terça a sexta, das 9h às 19h, aos sábados e domingos, das 14h às 19h
Classificação: Livre
Gratuito
- Mais lidas: Nova Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza é inaugurada e Ceará passa a contar com 11 DDMs
- Mais lidas: Caminhão do Cidadão inicia abril com atendimento em territórios indígenas
O post “In Visibilidades: Poética de estar juntos”: Galeria Ramos Cotoco do TJA recebe exposição a partir do dia 4 de abril apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.