Entre os golpes mais comuns está o ‘vishing’, uma técnica onde golpistas se passam por representantes de empresas legítimas para obter informações confidenciais

  • Por Jovem Pan
  • 23/06/2025 08h36 – Atualizado em 23/06/2025 08h39

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Hacker com modelo de smartphone

A pesquisa, que abrangeu adultos de 18 países, mostrou que 29% dos entrevistados sofreram algum tipo de golpe no último ano

Um estudo global realizado pela TransUnion revelou que 40% da população já foi vítima de fraudes por meio de e-mails, internet, telefone ou mensagens de texto. Este levantamento destacou que o prejuízo médio para essas vítimas é de aproximadamente R$ 6.300. Entre os golpes mais comuns está o “vishing”, uma técnica onde golpistas se passam por representantes de empresas legítimas, como operadoras de celular, planos de saúde ou instituições financeiras, para obter informações confidenciais, como senhas bancárias e números de cartão de crédito.

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A pesquisa, que abrangeu adultos de 18 países, mostrou que 29% dos entrevistados sofreram algum tipo de golpe no último ano, com um prejuízo médio de R$ 10.600. A geração Z, composta por nascidos entre 1997 e 2010, foi a mais afetada, com 38% relatando terem sido vítimas de fraudes. Em contraste, apenas 11% dos baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964, relataram ter caído em golpes. O Brasil apresentou um índice de fraude digital de 5,4%, acima da média global, o que destaca a vulnerabilidade do país frente a essas ameaças. Recentemente, um mega vazamento de dados expôs 16 bilhões de senhas, ressaltando a necessidade de maior vigilância ao navegar na internet. Especialistas alertam para a importância de verificar a autenticidade de sites antes de realizar compras e de estar atento a ligações suspeitas.

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  • Tags:
  • Digital, fraude, pesquisa

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