“Leitão, você vai pra panela. Me aguarde, desgraça. Eu vou comer você bem assadinho, seu b*”, diz o vereador no vídeo.
A defesa de Inspetor Alberto informou que ele foi ouvido pela Polícia Civil e pela Polícia Federal, e aguarda o andamento do processo. “O fato foi devidamente esclarecido no sentido da ausência de intenção de maus-tratos ao animal”.
Denúncias
O deputado federal Célio Studart (PSD), o vereador Gabriel Biologia (PSOL) e o deputado estadual Apollo Vicz (PSD) denunciaram Alberto por maus-tratos por conta do vídeo.
O Conselho Regional Medicina Veterinária (CRMV-CE) também denunciou Alberto por maus-tratos na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e no Ministério Público do Ceará (MPCE). O órgão também entrou com um pedido de cassação contra o vereador no TRE.
“O vídeo mostra o vereador arrastando e puxando um porco pelas orelhas, em uma clara demonstração de brutalidade e desrespeito pelo bem-estar animal. Este ato, além de inaceitável do ponto de vista ético, ocorre em um momento em que a sociedade clama por respeito e proteção aos direitos dos animais”, afirmou o CRMV.
Alerta de imagem forte a seguir — Foto: g1/Artes
Vereador é investigador por maus-tratos contra animal ao fizer piada com adversário
“No vídeo, o inspetor de Polícia Civil aposentado, que também é vereador da Capital, maltrata um animal fazendo referência a um candidato à Prefeitura de Fortaleza”, afirma a Polícia Civil do Ceará.
Ao g1, na época da divulgação do vídeo, Alberto disse que o vídeo era antigo e não queria fazer referência a Evandro. “Eu nem me lembro de quando é esse vídeo, Evandro Leitão nem era candidato”, afirmou.
No vídeo, Alberto afirma “Leitão, você vai pra panela, dia 27”, data da votação em segundo turno das eleições de 2024. Ainda assim, ela negou que estivesse se referindo ao rival político.
“Eu tive que segurar o animal pela orelha porque ele é valente, alguém filmou e colocou fora de contexto”, afirmou.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: